Nossa história

Nossa história - registro breve desde início da residência multiprofissional


A UNIFESP e o Hospital São Paulo, cientes de suas responsabilidades institucionais de formadora e prestadora de assistência à saúde, respectivamente, de um contingente expressivo da população brasileira, apoiam a criação do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar, entendendo ser este um modelo para a formação de profissionais compatível com a necessidade da atuação integrada, colaboração e objetivos comuns, de profissionais das diferentes áreas de conhecimento. Trabalhar com o multiprofissional é estar preparado para agir com a diversidade, buscando a assistência integral e excelência na qualidade do atendimento, fortalecendo a efetivação do Sistema Único de Saúde.

Seguindo as normativas da CNRMS do Ministério da Educação (MEC), a Pró reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNIFESP é a instância responsável pelo gerenciamento da Comissão das Residências Multiprofissionais (COREMU), que agrega todos os programas de residência multi e uniprofissional da instituição.

Nesta perspectiva, em 2010, os programas de residência multiprofissional da UNIFESP após aprovação do MEC iniciam suas atividades, sendo a primeira turma, constituída de 34 residentes matriculados no campus São Paulo, nos programas Atenção Hospitalar - Saúde da Criança e do Adolescente e Atenção Hospitalar - Saúde do Adulto e Idoso e 14 residentes matriculados no Campus Baixada Santista, no programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde.

Em 2012, os Programas de Residência Multiprofissional e em área profissional da saúde tiveram 113 vagas aprovadas pelo MEC (interministerial) nos Campus Baixada Santista e Campus São Paulo.

Atualmente, a UNIFESP possui 13 programas de Residência Multiprofissional e 3 Uniprofissionais, sendo 14 no campus São Paulo e 2 no campus Baixada Santista. Em 2022, os programas ofereceram vagas nas áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, com o quantitativo de 369 residentes matriculados.

Foram muitas conquistas da residência multi e uniprofissional UNIFESP ao longo dos anos, com participação expressiva dos docentes e Técnicos Administrativos de Ensino (TAEs) das unidades curriculares. Destaca-se, o protagonismo da professora Dra Sonia Regina Pereira do Departamento de Enfermagem Pediátrica na implementação da residência multiprofissional e sua contribuição como Coordenadora Geral de Residência em Saúde do MEC.